Os Desafios de Uma Separação em Catanduva SP
12/03/2024Como Descobrir a Partilha de um Inventário em Catanduva SP
12/03/2024Regulada pelo Código Civil, a Ação Revisional de Alimentos é um procedimento jurídico que permite uma correção do valor fixado na pensão alimentícia.
Este processo é utilizado toda vez que apresenta alterações nas condições financeiras das partes envolvidas, buscando readequar essa quantia financeira a uma nova realidade.
A retificação pode ser solicitada tanto pelo alimentante (quem paga) quanto pelo alimentado (quem recebe) visando suprir necessidades de alimentação, vestuário, educação, saúde, moradia e outros benefícios.
O Procedimento Inicial
O autor desta ação deve indicar ao réu o valor da pensão alimentícia atual e o valor pretendido apresentando os seguintes passos:
- Petição Inicial:
– Elaborar uma petição bem embasada de argumentos que será apresentada ao juiz competente da Vara da Família.
– Todas as informações dos envolvidos devem estar descritas com o maior número de detalhes que possível justificando o pedido de alteração da quantia atual.
- Competência do Juízo:
– O juízo competente é o da Vara da Família da Comarca onde reside a criança.
Fundamentos Para Revisão
Todo processo precisa estar muito bem fundamentado expondo comprovantes de renda, comprovantes de despesas e caso houver necessidade, declarações de testemunhas.
- Alterações Financeiras:
– Mudanças significativas nas condições financeiras de quem paga ou recebe a pensão alimentícia são cruciais para o pedido de alteração.
– Perda de emprego, diminuição ou aumento de renda são exemplos de circunstâncias que podem justificar uma revisão judicial.
- Comprovação Documental:
– Apresentação de documentos que comprovem as alterações financeiras, como extratos bancários, holerites, comprovantes de despesas, mudança no padrão de vida, redes sociais etc.
Procedimentos Jurídicos
Com os documentos em mãos, o maior desafio do juiz é evitar injustiças ou desequilíbrios na relação entre o alimentante e o alimentado verificando principalmente o binômio NECESSIDADE X POSSIBILIDADE.
Ou seja, a necessidade da criança (alimentado) aumentou ou diminuiu ou a possiblidade do alimentante em pagar a pensão alimentícia melhorou ou piorou.
- Citação e Resposta:
– Após a petição inicial, o réu é citado para integrar a lide e intimado para apresentar a sua defesa (contestação) sobre o pedido de revisão.
– A defesa pode concordar com a revisão ou não.
Se ela não concordar está instaurado o litigio.
- Instrução Processual:
– Em alguns casos, pode ser necessário realizar audiências para ouvir testemunhas e requerer provas como ofício para empresa que administra cartão para saber os gastos do alimentante etc (sempre com a devida autorização judicial).
Decisão Judicial:
No momento do julgamento, o juiz analisará a boa-fé entre as partes, respeitando sempre, o princípio da proporcionalidade e razoabilidade.
- Critérios para Decisão:
– O juiz levará em consideração as provas apresentadas, a legislação vigente e a situação específica das partes.
– A decisão pode resultar na manutenção do valor, aumento ou diminuição da pensão alimentícia.
- Recurso da Decisão:
– Em caso de insatisfação com a decisão, a parte insatisfeita possui o direito de recorrer a instâncias superiores.
Advogado Revisional de Alimentos Catanduva
Em qualquer processo jurídico é fundamental contar com o suporte de um profissional qualificado para garantir que todos os aspectos legais sejam analisados.
Thales Simões Advocacia & Consultoria Jurídica.
Estamos localizados na rua Pernambuco, 583, Centro, Catanduva-SP.
Além de Catanduva (presencial), o escritório também atende online todo o Brasil, bem como as cidades da região como: Itajobi, Pindorama, Santa Adélia, Tabapuã, Novais, Ariranha.
Entre em contato agora pelo WhatsApp: (17) 99767-1092 agendando uma consulta inicial.